sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Saúde & Bem-estar

 



Letícia Akemi / Gazeta do Povo / mudança de hábito

Desidrate já!


Aquela fome do meio da tarde pode ser a perdição de qualquer dieta. A nutricionista e consultora em gastronomia Patrícia Lisboa, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, indica uma receita saudável e rápida que substitui as guloseima


Maçãs sequinhas
Separe uma maçã gala, argentina, gran smith ou red delicious (não use fuji) ou uma pera williams.
• Fatie a fruta – que deve estar firme – no sentido transversal com 1,5 mm de espessura.
• Disponha sobre um prato de papelão e cubra com papel toalha.
• Leve ao micro-ondas por dois minutos em potência média.
• Tire o papel toalha, vire as fatias, cubra com um papel limpo e seco e volte ao micro-ondas por mais um minuto.
• Pronto, frutas desidratadas em menos de cinco minutos.
• Também dá para fazer chips de cenoura e tomilho e de cebola utilizando a mesma técnica.

Consumo equilibrado
A porção indicada de desidratados por lanche é de 40g, considerando uma dieta de 2 mil kcal por dia, segundo a nutricionista Patrícia Lisboa, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Compare:
A porção de maçã contém 86 kcal, enquanto uma barra de chocolate ao leite de mesmo peso tem 207 kcal, e a mesma porção de coxinha de galinha frita em óleo de soja tem 130 kcal. “Além da diferença de calorias, o produto desidratado é livre de gorduras”, fala.
Calorias permanecem
Ao desidratá-las, as frutas e legumes perdem em média de 60% a 70% de seu peso em água. Com a evaporação, há uma diminuição das vitaminas hidrossolúveis do alimento (vitaminas do complexo B e C), mantendo-se, contudo, o teor de fibras e calorias do alimento. “Isso quer dizer que 120g de pera in natura (ou fresca) tem o mesmo valor calórico de 35g de pera desidratada, 84 kcal. Por este motivo o consumo deve ser consciente – as calorias não se alteram”, diz ela.
Validade maior
Mesmo sem a adição de conservantes, a desidratação em casa aumenta a vida de prateleira do produto. “Armazenado frio em pote bem fechado e mantido sob refrigeração, pode durar até duas semanas, mantendo as mesmas características sensoriais”, diz Patrícia.
Ela lembra que o consumo de alimentos frescos e in natura é sempre mais vantajoso para a saúde do que qualquer outro – seja ele desidratado ou industrializado. “Porém, entre desidratados e industrializados, os primeiros são melhores: eles têm fibras e são isentos de gordura.”
Fonte:Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário